Novo por aqui??

10/02/2009

Estudando com Amigos (...)

Essa segunda-feira me reuni com a galera da escola pra tentar resolver exercícios e discutir a matéria. E, sinceramente, acho que na primeira tentativa de estudar em grupo na escola deu pra notar que as coisas não funcionam exatamente como foi planejado, sabe?


[ uma tarde estudando no CEFET ]


No início, tava até indo "bem".
- Bem entre aspas, porque cada um já tinha resolvido uma questão e tinha dúvida em outra, o que deu início a discussõezinhas bobas entre algumas pessoas. Não no sentido de "briga", mas no sentido de falar alto e e atropelar palavras, sabe? E quem não conseguia acompanhar o ritmo das discussões (especificamente, eu!) acabou boiando a maior parte do tempo.


[ pessoas pensando cada uma numa coisa fingindo que tão pensando juntas :D ]


• E começa a funcionar!

Depois de muita falação, todo mundo conseguiu começar a resolver as questões. Não foi exatamente da maneira como eu esperava, mas o que importa é que funcionou! O que precisou acontecer foi o seguinte: o grupo de cinco pessoas se dividiu em duplas [Luana e Ygor, eu e Wesley, e Matheus e seu próprio cérebro]


A primeira dupla [ Luka e Ygor ] se empolgava tanto na hora de fazer as questões que parecia que estavam tendo uma briga! Matheus ficava quebrando a cabeça e fazendo comentários bem pertinentes sobre a matéria (que muitas vezes eram bem engraçados por sinal!).. e eu e Wesley? Bom, a gente ficou resolvendo o exercício civilizadamente, sabe.. uma coisa de cada vez. Tava dando certo, apesar de toda hora a gente parar pra rir dos gritos do resto do grupo.



E ficou assim por bastante tempo, o estudo em grupo virou estudo em dupla e o exercício estava sendo feito direitinho..! Muitas vezes começaram a surgir assuntos e assuntos, e o foco na matéria ia se perdendo um pouco, mas logo a gente voltava (ou não tão "logo" assim). No final deu pra resolver boa parte da lista de matemática, mas com certeza poderia ter rendido muito mais.

__

O que estava errado:

Estudar em grupo é complicado, principalmente, porque fica MUITO mais fácil desviar a atenção. E quando o grupo que está estudando é formado por amigos, a coisa fica ainda pior!

- Mas se há tanta complicação, por que cada um não estuda individualmente?

Também estamos estudando individualmente. Mas o estudo em grupo é muito bom para tirar dúvidas e confirmar o que se sabe com outras pessoas, além de ser uma maneira de se acostumar a respeitar e também questionar outras opiniões. Não há nada melhor que aprender a argumentar e se comunicar com outras pessoas, né?


- E o que não pode acontecer?

O que não pode acontecer num estudo em grupo é perder o foco, se distrair.. E essa é a maior dificuldade de qualquer estudante! Sempre tem um que para¹ pra lembrar de algum programa de televisão ou do que fez no final de semana, sabe..? Tem que colocar na cabeça de que aquilo é uma atividade séria, exige dedicação e concentração. Isso é muito difícil de se controlar, e é o que sempre prejudica esse tipo de estudo. Além disso, outro problema é a ansiedade por resolver tudinho e mostrar que conseguiu. Acaba virando uma competição, até porque nem todos têm o mesmo ritmo! O grupo precisa chegar a um meio termo, ao ponto médio em que todos consigam se concentrar e entender na mesma intensidade. Se as diferenças forem muito grandes, o estudo não vai render pra ninguém.



No nosso caso, já existe essa visão de que o estudo precisa ser levado à sério, e isso já é um booom começo! O que acontece é que ainda não chegamos a um consenso entre os ritmos de todo mundo. Na teoria, tá tudo ok... agora quando vamos colocar em prática é que os problemas aparecem. E como alguns aceleram muito, os que não conseguem acompanhar acabam saindo do foco, e começa a surgir aquele papo furado que estraga tudo. Mas foi só a primeira reunião, é normal que ainda não estejamos em sintonia.. tenho certeza que vamos superar essas dificuldades.

"A descontração é inevitável. Sempre rola. Mas, mesmo assim, o estudo é proveitoso." (Samanta Salgado - Colégio Pedro II)

Mas, fora isso, todo mundo sabe que estudar sozinho é indispensável pra conseguir bons resultados, né?! Beeeijo, até a próxima!



Fique ligado!
¹: verbo parar. A escrita dessa palavra foi alterada pela reforma ortográfica!
Antes da reforma, "para" era escrito com acento agudo: "pára" ;D

Quer saber mais? Confira aqui o Conversor Ortográfico oficial para a Nova Ortografia! Tire suas dúvidas e "traduza" seus textos para as novas normas da língua portuguesa..!