Novo por aqui??

10/02/2009

Estudando com Amigos (...)

Essa segunda-feira me reuni com a galera da escola pra tentar resolver exercícios e discutir a matéria. E, sinceramente, acho que na primeira tentativa de estudar em grupo na escola deu pra notar que as coisas não funcionam exatamente como foi planejado, sabe?


[ uma tarde estudando no CEFET ]


No início, tava até indo "bem".
- Bem entre aspas, porque cada um já tinha resolvido uma questão e tinha dúvida em outra, o que deu início a discussõezinhas bobas entre algumas pessoas. Não no sentido de "briga", mas no sentido de falar alto e e atropelar palavras, sabe? E quem não conseguia acompanhar o ritmo das discussões (especificamente, eu!) acabou boiando a maior parte do tempo.


[ pessoas pensando cada uma numa coisa fingindo que tão pensando juntas :D ]


• E começa a funcionar!

Depois de muita falação, todo mundo conseguiu começar a resolver as questões. Não foi exatamente da maneira como eu esperava, mas o que importa é que funcionou! O que precisou acontecer foi o seguinte: o grupo de cinco pessoas se dividiu em duplas [Luana e Ygor, eu e Wesley, e Matheus e seu próprio cérebro]


A primeira dupla [ Luka e Ygor ] se empolgava tanto na hora de fazer as questões que parecia que estavam tendo uma briga! Matheus ficava quebrando a cabeça e fazendo comentários bem pertinentes sobre a matéria (que muitas vezes eram bem engraçados por sinal!).. e eu e Wesley? Bom, a gente ficou resolvendo o exercício civilizadamente, sabe.. uma coisa de cada vez. Tava dando certo, apesar de toda hora a gente parar pra rir dos gritos do resto do grupo.



E ficou assim por bastante tempo, o estudo em grupo virou estudo em dupla e o exercício estava sendo feito direitinho..! Muitas vezes começaram a surgir assuntos e assuntos, e o foco na matéria ia se perdendo um pouco, mas logo a gente voltava (ou não tão "logo" assim). No final deu pra resolver boa parte da lista de matemática, mas com certeza poderia ter rendido muito mais.

__

O que estava errado:

Estudar em grupo é complicado, principalmente, porque fica MUITO mais fácil desviar a atenção. E quando o grupo que está estudando é formado por amigos, a coisa fica ainda pior!

- Mas se há tanta complicação, por que cada um não estuda individualmente?

Também estamos estudando individualmente. Mas o estudo em grupo é muito bom para tirar dúvidas e confirmar o que se sabe com outras pessoas, além de ser uma maneira de se acostumar a respeitar e também questionar outras opiniões. Não há nada melhor que aprender a argumentar e se comunicar com outras pessoas, né?


- E o que não pode acontecer?

O que não pode acontecer num estudo em grupo é perder o foco, se distrair.. E essa é a maior dificuldade de qualquer estudante! Sempre tem um que para¹ pra lembrar de algum programa de televisão ou do que fez no final de semana, sabe..? Tem que colocar na cabeça de que aquilo é uma atividade séria, exige dedicação e concentração. Isso é muito difícil de se controlar, e é o que sempre prejudica esse tipo de estudo. Além disso, outro problema é a ansiedade por resolver tudinho e mostrar que conseguiu. Acaba virando uma competição, até porque nem todos têm o mesmo ritmo! O grupo precisa chegar a um meio termo, ao ponto médio em que todos consigam se concentrar e entender na mesma intensidade. Se as diferenças forem muito grandes, o estudo não vai render pra ninguém.



No nosso caso, já existe essa visão de que o estudo precisa ser levado à sério, e isso já é um booom começo! O que acontece é que ainda não chegamos a um consenso entre os ritmos de todo mundo. Na teoria, tá tudo ok... agora quando vamos colocar em prática é que os problemas aparecem. E como alguns aceleram muito, os que não conseguem acompanhar acabam saindo do foco, e começa a surgir aquele papo furado que estraga tudo. Mas foi só a primeira reunião, é normal que ainda não estejamos em sintonia.. tenho certeza que vamos superar essas dificuldades.

"A descontração é inevitável. Sempre rola. Mas, mesmo assim, o estudo é proveitoso." (Samanta Salgado - Colégio Pedro II)

Mas, fora isso, todo mundo sabe que estudar sozinho é indispensável pra conseguir bons resultados, né?! Beeeijo, até a próxima!



Fique ligado!
¹: verbo parar. A escrita dessa palavra foi alterada pela reforma ortográfica!
Antes da reforma, "para" era escrito com acento agudo: "pára" ;D

Quer saber mais? Confira aqui o Conversor Ortográfico oficial para a Nova Ortografia! Tire suas dúvidas e "traduza" seus textos para as novas normas da língua portuguesa..!

4 comentários:

  1. lega o conversor xD

    mas é assim mesmo, todo mundo se distrai bastante

    se vcs se distrairam com 5 pessoas no grupo, imagina aqueles grupos com mais de 10 pessoas estudando em grupo xD

    é amor, tem que se mostrar interessada no estudo e esquecer de tudo que eles falam,se não tudo vai ser um desvio

    mas eu tenho certeza que tudo se acerta depois xD

    bom estudo
    ;* te amo (L)

    ResponderExcluir
  2. Oi juhh! adorei o post, mostrou bem o que tava aciontecendo, eu e Luka se 'matando,' matheus se isolando, vc e wesley quase pensando(ooops). + fazer oq né, esse é meu jeito de discutir, mesmo quando to calmo e to levando uma discussão amigável... creio que vc ainda não me viu irritado de verdade(é raro)... espero que não veja, se me acha exaltado qnd to calmo(é... digamos que eu sou), imagine qnd to irritado e discutindo 'agressivamente' de verdade...
    bom, é isso até amanha, bjs "O Canalha".

    ps.: para os leitores do blog que não me conhecem, "O Canalha" é devido ao meu sobrenome: Canalli, e a um trabalho que fizemos em que eu interpretei Ygor Canalha dono de um 'criatório de modelos'.

    ResponderExcluir
  3. pela ideia brilhante merece um selo o blog..pega lá no meu !


    bjus
    http://taynalu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muuuito bom este artigo. Desculpe a demora para comentar Juh, é que só agora achei o lugar onde faz-se comentários.


    Beijos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós!