Novo por aqui??

01/02/2009

(...) esclarecendo!

Pois é, as férias já se foram e amanhã cedinho recomeça a rotina escolar. Esse é o último post de 'apresentação' do blog... amanhã começa a história a qual ele realmente se refere! E nada mais justo do que esclarecer as principais dúvidas no post de hoje, né? Então, vamos lá!
_

Ok, a proposta do blog é relatar as aventuras de 'um vestibulando' de primeira viagem, certo? Mas quem de fato é esse estudante que estamos acompanhando?

- O estudante sou eu, Ju, 16 anos, ariana, apaixonada, autora do blog.


Moro com meu pai/irmão/cachorrinha, estudo perto de casa, não sou nem a mais popular da sala nem a mais excluída. Nunca repeti de ano... nã
o sou nerd, cdf ou coisa-do-tipo, mas sou do tipo que só tirava notão até oitava série mas nunca teve hábito de parar em casa pra estudar efetivamente, e quando cheguei no ensino médio fui forçada a abrir livros pra me manter viva até agora!


E a escola? Particular, pública, conhecida... ?

- Pública, federal. CEFET RJ - Unidade de Nova Iguaçu.


Acho que muita gente conhece a minha escola, mas tenho certeza que MUITOS não sabem realmente como ela funciona (e tá aqui uma boa oportunidade de esclarecer as coisas^^). O CEFET, como o nome diz /Centro Federal de Educação Tecnológica/ é uma escola técnica, ou seja, tem cursos técnicos como informática, eletromecânica, enfermagem, etc. E os cursos técnicos do CEFET não incluem o ensino médio geral, porém, a escola também oferece ensino médio. As matrículas (pelo menos na época que me matriculei) são separadas, logo vc pode cursar o técnico sem cursar o médio e vice-versa. E a seleção das pessoas que vão cursar o médio é feita no mesmo concurso que seleciona os alunos do técnico. Como exemplo o meu caso: Haviam 72 vagas para o curso que escolhi (informática), sendo que os 36 primeiros colocados teriam o direito de cursar o ensino médio (com as matérias tradicionais, como português, matemática, química, biologia, educação física, etc.) juntamente com o técnico.

ps: Espero ter conseguido esclarecer alguma coisa sobre o CEFET, rs.



Tem se falado tanto em 'vestibulando', 'vestib
ulando', mas afinal, para qual curso a 'estudante-cobaia' do blog vai prestar vestibular?

- Design Gráfico, que algumas universidades chamam de ' Comunicação Visual '.


E não, não foi uma escolha fácil. Na verdade, só me decidi quanto a isso há mais ou menos uns 20 dias. Há um mês eu estava igualzinha a 189857865769 adolescentes confusos que tão chegando no último ano sem saber qual carreira vão seguir. E essa questão, da dúvida na hora de escolher profissão, principalmente nas vésperas do 3ºano, vai ser bastante trabalhada aqui no Panda nos próximos dias.. tenho MUITOS amigos que não tem idéia do que querem fazer, e também quero comentar sobre a forma como me decidi aos 46 do segundo tempo, haha!

Detalhe: o curso técnico que faço na minha escola [informática] leva 4 anos, mas não é uma faculdade.
E só mais uma observação: ao contrário do que muitos pensam, a minoria dos alunos cefetianos pretendem continuar no ramo dos seus cursos técnicos. Estranho né? Tem gente da minha turma, informática, que vai fazer vestibular pra Direito, pra Medicina..!



E o que realmente vc pretende com o 'pandanerd' ?

- Adorei essa! Toda vez que penso nesse blog, vem logo um brilho nos olhos, e uma imensidão de idéias, sabe? E tô juntando idéias com uma turminha aí que vai dar o que falar, digo, ESCREVER nisso aqui! A princípio o blog é mais pra 'expor' as dificuldades, aventuras e confusões do último ano da escola [até porque conseguir vaga em universidade pública hoje em dia tá difícil pra caramba!] .. Mas pretendo procurar outros pontos de vista, outras histórias, pesquisar sobre principais dúvidas que habitam a cabeça de outros estudantes, de outras escolas e lugares também. E o que não faltam são candidatos dispostos a ajudar nisso!
Só uma noção dessa galera:


[ e ainda tá faltando gente! ]

Bom, acho que os principais pontos já tão aqui. Qualquer outra dúvida, só postar nos comentários que eu respondo amanhã, ok? Espero que tenham aproveitado as férias, porque amanhã a luta na escola recomeça, mas agora com um aspecto totalmente novo que vai ser integralmente registrado aqui, no Panda..! Boa noite que amanhã acordo às seis XD

11 comentários:

  1. novamente, vc é muita boa em escrever OO (Y)

    ResponderExcluir
  2. gostei :) sou amiga do álvaro, haha

    ResponderExcluir
  3. daqui a pouco vou estar lendo um post sobre "estou na faculdade" xD

    vale lembrar tambem, amor
    que tambem existe uma coisa chamada estagio, e que sempre, sempre é um "problema" para o estudante :D

    vamos la panda!!! :D

    ;* eu te amo =3

    ResponderExcluir
  4. ótima ideia!
    estou no segundo ano e ainda não me decidi o que vou fz tbeim..axu q vo ser uma das que so vai escolher no 47 do segundo tempo ;)
    vo linkar vcs nos favoritos pra sempre ta de olho ;)
    bjuss

    http://taynalu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. nossa, morri de rir, mas me identifiquei com esse blog ^^ me amarrei Juh, tá show ^^ jah passei porisso ano passado, eh bastante complicado, jah até sei as coisas q vc botará aki, mas pelo amor de Deus... vc pode ficar em qualquer tipo de estado emocional, mas pleeease, NÃO SE ENTREGUE!

    ResponderExcluir
  6. Ola vim fazer uma visitinha básica como no jogo la da comunidade visite um blog acima, bem o que tenho a dizer é: as minhas férias só terminam dia 12/02 rs.. sem querer ser sacana mas já sendo ti desejo boa volta as aulas.

    http://messnatural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Aeeeeeeeeeeew!! Aqui é seu pseudo-cunhado!! =)
    Maneiro o blog, maneiro!! Divertido, engraçado... Só ta faltando uma foto minha com a gabi aí... HUAhuAHUHUhuauhaaahuhuaa... ZOAAAAAA!! Brincadeira... O blog é seu... =)
    Fica com Deus!! Bjs!!

    ResponderExcluir
  9. tá horrível!


    dã! é claro que ta otimo né.
    você escreve muito bem.
    e gosto de suas idéias.
    e já pesnou nós duas na UFRJ?
    \o
    uhuuul
    boa sorte pra nós!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi juh!! Aqui é o Ygor, passei pra dar uma olhada no teu blog. Ficou Massa!! E voce escreve muito bem ein!!! E pelo visto a galera ta curtindo teu blog, continue assim, ta lgl msm o blog, em conteúdo e design, postagens bem úteis e não são aquelas coisas que voce lé tipo: "Bah! Tenho que ler esse treco chato que tenho que me informar melhor! ", ficou bem agradável de se ler!! T++ ju, dps passo aki dnv pra tagarelar um pouquinho(como se ja não fizesse o bastante na escola)
    (ps.: viu como cinza + laranja é d+).

    ResponderExcluir
  11. Adorei *-*! Realmente escolher uma carreira está muito difícil D:, o que fazer, escolher entre o que vc gosta ou o que esta ''bombando''?! Bom saindo um pouco do assunto vestibular, o nome do seu blog é tão foufo :B PandaNerd (L) Toda a sorte do mundo loira :*


    -Raíssa

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós!