Novo por aqui??

04/02/2009

Isenção no vestibular: Como Funciona?

Primeiramente, do que se trata?

- É um programa das universidades públicas que isenta a taxa de inscrição do vestibular para alguns candidatos. Pode-se conseguir desde uma redução até a isenção integral da taxa.


Qualquer candidato pode ser isento?


- Também não é assim, né?! haha! Bom, existem vários tipos de isenção, e isso depende da universidade. Vou usar como exemplo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro [ UFRJ ]. No edital do ano passado (o desse ano ainda não saiu!) a UFRJ concedeu isenção integral da taxa de inscrição a candidatos que comprovaram não ter condições financeiras pra se inscrever no vestibular. Também foram considerados casos de estudantes da rede pública, seja municipal, estadual ou federal (que é o meu caso!), ou de cursos pré-vestibulares comunitários.


Como fazer para pedir isenção?


- Primeiramente, informe-se sobre o edital de isençã
o do ano atual. Editais antigos não valem! Por enquanto, nenhuma universidade carioca publicou esses editais. Quando eles estiverem disponíveis, poderão ser encontrados nos sites das instituições. Lá, você deve se cadastrar e enviar seu pedido (que pode ser aprovado ou não). Normalmente são pedidos documentos como comprovante de escolaridade confirmando que você concluiu o ensino médio, ou está cursando o último ano; comprovante de renda familiar (de todos que moram na sua casa hein!); caso esteja desempregado, basta entregar uma cópia da carteira de trabalho XD; comprovante de despesas e as cooontas... ah, e tambem é pedido o valor das mensalidades escolares, ou comprovaçao de bolsa de estudos. Coisa pra caramba, né?! Mas no final das contas, vale à pena... se somar as taxas de todas as provas que temos que fazer, dá um bom dinheiro!


'Isenção' é o mesmo que as famosas 'Cotas' ?


- Não. ISENTOS e COTISTAS são duas coisas diferentes. Pode-se optar por concorrer só à isenção da taxa de inscrição, ou à isenção e às cotas ao mesmo tempo. Na isenção você só não paga aquela taxa de inscrição pras provas do vestibular..


Já as cotas são outra história! As universidades que aderem o sistema de Cotas separam uma porcentagem de vagas para os 'cotistas' (negros, pardos, estudantes da rede pública, pessoas de baixa renda, entre outros).



A vantagem do candidato cotista é que mesmo que as suas notas não sejam inferiores às dos outros que não estão participando do sistema de cotas, ele tem chance de entrar na universidade através destas vagas separadas. Agora, se isso é bom ou ruim, é um caso a se discutir numa outra ocasião..!

Bah, tá meio confuso, mas espero que tenha dado pra explicar mais ou menos como funciona ;)
Beijo!