Novo por aqui??

18/02/2009

Revolução na Escola!

Isso mesmo: Revolução! Mas não se preocupe, ninguém saiu ferido, ok?! rs
O motivo da confusão foram os ar-condicionados novos, que foram instalados nas salas de primeiro ano. Como o terceiro ano já está há três anos aguentando¹ calor com ventiladores que mal funcionam, começou a surgir entre os alunos a idéia de trocar de sala com os calouros.. e é claro que estes não iam deixar barato, concorda?




- Mas explica melhor... Como a escola está dividida?

Ok, vamos lá: o CEFET é dividido em três blocos: A, B e C.
O ensino médio normalmente fica em salas do bloco B, e, agora em 2009, em algumas salas novas, bem grandes, do bloco A.



As turmas de primeiro ano são maiores, porque além dos 36 que passam no concurso, sempre tem repetentes. Ao mesmo tempo, as turmas de terceiro ano são mínimas! Minha turma mesmo, tem por volta de 26, 27 alunos. À tarde, o terceiro ano de telecom e enfermagem se juntou no ensino médio pra poder formar turma. Por causa da quantidade de alunos, ficou estabelecido esse ano que o 1ºano ficaria no bloco A, que tem salas maiores, e o 2º e 3º ano, no bloco B.


- E como surgiu a confusão?

Tudo começou nessa segunda, dia 16. Alguns alunos do primeiro ano vieram com brincadeiras e piadinhas pra cima dos veteranos pelo corredor, dizendo que tinham sido instalados ar-condicionados na sala deles.

"Po, quer um casaquinho aí? Tá fazendo um friiio, sabe?" - esse tipo de coisa já mexe com o ego dos veteranos, né?! Ninguém merece ouvir piada de calouro, haha!



Mas até aí tudo bem.. Foi assim que a galera do terceiro ano ficou sabendo que o bloco A tinha se libertado do "efeito estufa" das paredes cefetianas..! A primeira coisa que foi feita foi procurar saber se o bloco B também receberia essa dádiva, mas informação concreta não é uma coisa muito fácil de se conseguir, concorda?



O que foi conseguido com essa busca de informações foi a marcação de uma reunião para resolver a nossa situação. Mas foi coisa dita em corredor, sabe? A pergunta que dominava nossos pensamentos era 'será que vão nos trocar de sala antes que o verão termine?'


Sala do bloco B vs. Sala do bloco A

Ninguém entre o terceiro ano levou muita fé de que a reunião seria em breve, ou que realmente resolveria alguma coisa. E depois de muita angústia, combinamos de propor a troca nós mesmos, diretamente com os calouros. Vale lembrar que o cefetiano se acostuma tanto a resolver seus problemas e correr atrás dos objetivos por sim mesmo, desde passe livre até água da escola, que reações desse tipo acabam se tornando uma coisa automática na gente!
[ E isso é muito bom, a escola além de nos formar no ensino médio também nos forma enquanto cidadãos e profissionais, preparando pra selva que há lá fora no mercado de trabalho ;D ]



• O 'Dia do Confronto!' :

Quarta-feira de manhã nós estávamos lá! O que fizemos foi o seguinte: entramos na sala dos calouros no bloco A, nos apresentamos, e explicamos pra eles o que estava acontecendo. Falamos do tempo que passamos no calor daqueles corredores! Explicamos que a reunião para instalar ar-condicionados no bloco B já estava marcada, mas que provavelmente demoraria. Como eles ainda teriam muito tempo na escola pela frente, poderiam aproveitar das reformas depois. Eles concordaram que nós, que terminamos esse ano, precisamos aproveitar agora!


[ o pivô de toda essa situação ]

No final, eles saíram numa boa, alguns por medo nem sei de que! [medo típico de calouro no início do ano, haha!] Outros saíram por terem entendido nosso motivo. Teve inclusive uma menina de eletromecânica que disse que só estava saindo da sala porque fomos educados com eles [completamente diferente do que ficou entendido depois..!].

Claro que tem veterano que zoa, né? Alguns chegaram rindo, disseram que quem não saísse levaria trote, essas coisas.. mas qualquer um vê que não são ameaças sérias, sabe?

Sentamos nas carteiras, ligamos o ar [satisfeitíssimos!] e o professor chegou. Mas essa paz durou MUITO pouco! O professor mal escreveu a data no quadro, e o corredor já se ENXEU de calouros querendo destrocar as salas!



O que aconteceu foi que uns cinco ou seis alunos que não queriam ter saído das salas reuniu a calourada e os convenceu de que isso não era justo, e que a sala era deles.
O resto já dá pra saber! A confusão durou mais ou menos uma hora, até a coordenadora chegar e mandar destrocarmos a sala. A repercursão que isso causou, nem dá pra dizer.


• Conversa de Corredor

O que realmente causou essa confusão toda foram os famosos 'papos de corredor'.
Bastante gente da escola, entre professores e funcionários, disse que "
achava que estávamos certos" em querer ar-condicionado nas nossas salas logo, já que é o nosso último ano na escola. Inclusive a própria coordenadora do ensino médio da unidade também estava do nosso lado em querer conforto nas salas [ela que falou que marcaria a reunião]. Mas achar que estamos certos em reivindicar direitos iguais entre todas as turmas é uma coisa, e realizar a troca de salas, são coisas diferentes. Além disso, a questão das ameças aos calouros também entra aqui. Muita gente - inclusive eu mesma! - parou pelos corredores falando em comprar latas de tinta pra pintar todo mundo. Mas não é nada sério, né? Até parece que vamos dar trotes em pessoas que não permitirem. Sempre houveram trotes no CEFET, mas são brincadeiras, e quem não quiser participar, não participa ué!


• Eliminando Mal-entendidos:

Como foi feita a abordagem aos calouros - eis a questão.
De um lado, veteranos e calouros têm uma conversa amigável e a troca é realizada com uma bandeira branca. De outro, veteranos bárbaros arrombam a sala e expulsam todo mundo com ameaças até a sétima geração. O que realmente aconteceu?



Nem um, nem outro! A abordagem foi feita pelas turmas de terceiro ano. Na minha turma, quem conversou com os calouros foi Rennan Miranda, e ele conversou direitinho e explicou a situação. Ao mesmo tempo, não foi uma conversa séria e formal, foi um bate-papo mesmo! Pessoas rindo, brincando, mas sem perder a seriedade. Não foi nada de outro mundo, gente!

Outra questão foi o uso do nome da coordenadora.
Não dissemos aos calouros que aquilo era uma ordem da coordenadora.
O que foi dito foi que ela concordava com nosso ponto de vista em relação às salas.
"Inclusive a Gisele, coordenadora do ensino médio, também acha que o terceiro ano deveria ter salas com ar-condicionado" - alto e claro, nada ambiguo!!


E no que deu isso tudo?

Fomos para casa e voltamos no dia seguinte para a boa e velha sala do bloco B, com nossos velhos amigos ventiladores. Então esse trelelê todo foi em vão?



Claro que não! A reunião aconteceu no dia seguinte! Nossos motivos eram justos: por que alguns teriam mais conforto que outros em uma instituição? O que não foi correto foi a forma como foi feita, sem organização e nem autorização. Mas mesmo assim, particularmente, acredito que se não fosse dessa forma a reunião ainda não teria acontecido. Acabou sendo uma forma [correta ou não] de chamar atenção da escola para a nossa situação. E espero que seja resolvida em breve ;D

ps: Muito obrigada, Ygor Canalli e Higor Cabral [ terceiro ano de info - minha sala! ], e ao calouro de informática Rodrigo, pelas fotos e pelo incentivo. Valeu mesmo, gente!


_

Fique ligado!
¹: "aguentando" - A escrita dessa palavra foi alterada pela reforma ortográfica!
Antes da reforma, o verbo "aguentar" e seus derivados era escrito com trema: "agüentando" ;D

Quer saber mais? Confira aqui o Conversor Ortográfico oficial para a Nova Ortografia! Tire suas dúvidas e "traduza" seus textos para as novas normas da língua portuguesa..!
_